• Sergio Marques Ferreira de Almeida

    Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense em 1975, Pós-Graduado em Estruturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1977, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense em 1995. Cursou e concluiu as disciplinas do Doutorado em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense em 2006, sem defesa da Tese. Professor Adjunto das disciplinas de Pontes III e Pontes IV da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, onde ingressou em 1984. Ministrou as Disciplinas de Sistemas Hiperestáticos II, Concreto Armado e Concreto Protendido no Curso de Graduação, e de Estruturas Pré-Fabricadas e de Patologia das Estruturas no Mestrado da UFF. Autor de capítulos de livros e de diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior. Prémio Grandes Cientistas da UFF – 2010. 

    Iniciou sua carreira profissional na Empresa JOSÉ LUIS CARDOSO ENGENHARIA E PROJETOS LTDA. no ano de 1975. Engenheiro e gerente de projetos da Empresa ENGENHEIROS ASSOCIADOS LTDA. durante 18 anos onde projetou e coordenou projetos de mais de 500 pontes, viadutos e passarelas em diversos sistemas estruturais e construtivos, além de edificações e obras de contenção. Consultor da PONTIS CONSULTORIA E PROJETOS LTDA. por 6 anos, com intensa atuação em projetos e assessoria à construção de obras de arte especiais.

    Atualmente é diretor da ARTE PONTES CONSULTORIA E PROJETOS LTDA. onde foi responsável técnico por mais de 150 projetos de pontes e viadutos em concreto armado, concreto protendido e estrutura metálica. Projetou aproximadamente 40 pontes e viadutos pelo método dos balanços sucessivos com aduelas moldadas no local e pré-moldadas.

    Membro da ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas e do Colegiado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF, possui mais de 40 publicações técnicas em Congressos, Revistas Técnicas e Livros, sendo oito delas no exterior. Participou de mais de 25 Congressos no Brasil e no exterior, na maioria dos quais apresentou trabalhos ou proferiu palestras. Condecorado com o Premio Melhores Cientistas da UFF- 2010.

    Desenvolveu juntamente com o Engenheiro Jairo Campos o SGO - Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais - para o antigo DNER. O sistema desenvolveu um software que além de armazenar em seu banco de dados as características do projeto, construção e estado de conservação de aproximadamente 2400 pontes e viadutos em todo o território nacional, possui um algoritmo de priorização dos investimentos. Este banco de dados foi formado através de vistorias realizadas em cada obra.