Mestre em projeto de estruturas pela escola politécnica da UFRJ (2017), graduado em engenharia civil pela Universidade Federal Fluminense (2010) e em engenharia de Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo CEFET/RJ (2007).
Membro da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), fundou a Arte Pontes em 2005 junto com o seu pai, o eng. Sérgio Marques Ferreira de Almeida, tendo desenvolvido e coordenado diversos projetos de grande envergadura, alguns deles listados abaixo:
- Viadutos Ferroviário Sobre o Canal de adução da PCH-YPE;
- Viadutos Ferroviários para a empresa Klabim. Projeto de 2 viadutos em vigas pré-moldadas e muros de arrimo;
- Projeto do trecho central da Ponte Ferroviária sobre o Rio Paranaíba em balanços sucessivos com 125 m de vão;
- Projetos básicos das obras de arte especiais da duplicação da BR-262/ES com diversas pontes, viadutos e passarelas;
- Viadutos Ferrovia Norte Sul Extensão Sul para o consórcio CISTA. Projeto de 1 viaduto reto e 1 viaduto curvo em vigas pré-moldadas e um viaduto em balanços sucessivos;
- Viadutos Rodoviários no trevo da Bacabeira. Projeto e acompanhamento a de 2 viadutos simples em vigas pré-moldadas e um muro de arrimo;
- Viaduto de acesso à Ponte Cardeal Dom Eugênio Salles. Viaduto curvo em viga caixão (25m de raio) com ligação ao trecho principal em vigas pré-moldadas;
- LOTE 4S da Ferrovia Norte-Sul Extensão sul. Projeto de 1 galeria de concreto, 7 pontes e 1 viaduto ferroviário e 3 viadutos rodoviários;
- Elevado Ferroviário da Linha 3 do Metrô-Rio (Promon). Projeto básico de 17 km de viaduto ferroviário duplo, incluindo estações do trecho do metrô ligando Guaxindiba em São Gonçalo ao centro de Niterói;
- CQP do Viaduto no trevo do Jotão. Revisão e adequação do projeto de viaduto curvo com 322,0m de extensão;
- Viadutos na Transcarioca. Dois pontilhões em concreto armado e um viaduto curvo com 258,56 m de extensão;
- CQP Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio Sales. Revisão do projeto de ponte estaiada na Barra da Tijuca em parceria com o prof. Ernani Dia;
- Ponte Ferroviária sobre a represa Peti. Ponte ferroviária em concreto protendido com 47,60 m de vão e 440,0 m de extensão;
- Ferrovia Transnordestina. Projeto de diversas pontes e viadutos (em torno de 50) nos mais diversos sistemas estruturais;